Jogadores pegam e descartam cartas tentando minimizar seus pontos.
Duração: 30-45 min
Número de jogadores: 2-8
Dificuldade*: 1,14
No Skyjo, cada jogador recebe 12 cartas em um padrão 3x4, duas delas viradas para cima, todas as outras escondidas. Na sua vez, você pode pegar a carta do topo da pilha de descarte ou compra. Você pode trocar uma carta (oculta ou aberta) do seu display por ela ou descartar a carta comprada para virar uma carta para cima. A rodada termina quando um jogador tiver apenas cartas abertas. Todas as cartas serão reveladas e os pontos somados para cada jogador (as cartas são classificadas de -2 a 12). O jogo termina quando um jogador atinge 100 pontos ou mais. Quem tiver a pontuação mais baixa vence.
O truque é: sempre que uma coluna de 3 cartas tiver o mesmo valor, toda a coluna será descartada, então se você estiver com sorte, você pode tentar coletar conjuntos de cartas altas (que todos os outros provavelmente descartarão, para que você possa pegar removê-los da pilha de descarte).
Skyjo Action adiciona (como o nome sugere) Cartas de Ação, que permitem movimentos especiais: Trocar cartas em seu tabuleiro, Trocar cartas entre jogadores, Roubar uma carta de ação, Jogar dois turnos seguidos etc. ou revele um Coringa em seu tabuleiro, ou você pode pegar uma Carta de Ação em vez de um movimento normal. Os curingas permitem uma coleta de conjuntos mais fácil e formam conjuntos muito valiosos (-10 ou -15 pontos).
Como nova regra, fileiras de cartas idênticas também são descartadas.
*segundo avaliação coletiva no site BoardGameGeek, em uma escala de 1 a 5
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